Como é feito a limpeza de fachada com alpinismo industrial?

Entenda como é feito a limpeza de fachada com alpinismo industrial? o que devo fazer seu preços, produtos, equipamentos e cuidados.

Esse artigo foi criado para sanar dúvidas, tanto de clientes que precisa contratar um serviço de trabalho em altura, como de empresas e profissionais que deseja aprofundar seus conhecimentos na área de limpeza com alpinismo industrial.

O trabalho de limpeza em fachada pode parece um serviço simples, ao mesmo tempo complicado e perigoso,  quando se é realizado por uma empresa especializada que toma os devidos cuidados, não terá com que se preocupar.

É essencial que a empresa que vai executar a limpeza da fachada em altura, possua conhecimentos básicos e avançados de acesso por corda, através do alpinismo industrial.

A empresa ou profissional está apto para executar limpeza de fachada em altura?

Existi muitos critérios para saber se uma empresa está apta para exercer essa função, porém vou listas apenas 5 critérios básicos que deve se ter atenção.

1- O profissional ou empresa precisa ser especializado apenas na área de trabalho em altura, que executa serviço somente com técnicas de alpinismo industrial, não é recomendado contratar uma empresa que faz tudo na construção civil.

2- O funcionário ou empresa que vai executar o serviço, deve ter experiência comprovada em trabalhos de altura, através de acesso por corda. Não somente o curso, e sim a experiencia e conhecimento do básico ao avançado de como fazer sua amarração, utilizar os equipamentos e as técnicas correta para descer na fachada do prédio.

3- Os profissionais envolvidos na limpeza da fachada predial, obrigatoriamente tem que ter no minimo um certificado de trabalho em altura conhecido como NR-35, e certificação de acesso por corda que atende todos os requisitos do Anexo 1 da NR35, ISO 17.024 e NBRs 15.595 e 15.475, sendo IrataAbendi ou Aneac.

4- Para a execução da limpeza da fachada, é essencial que na equipe tenha duas ou mais pessoas, caso ocorra alguma situação que necessite de resgate através de acesso por corda, exista alguém ali capacitado que possa socorrer a vida do seu companheiro de trabalho, porque nessas horas tempo é vida.

5- Se for uma empresa deve exigir toda documentação em dias, tais como certidões negativa, fgts, inss, trabalhista e cartório, se for um profissional autônomo o minimo é um contrato e seguro de vida.

Atenção

Atualmente existe muitas empresas e profissionais de trabalho em altura, que executa seu serviço sem utilização de nenhum tipo de EPI (Equipamento de Proteção individual).

Isso acontece por imprudência do proprietário da empresa ou profissional autônomo, que não quer gastar com equipamentos de EPI, para não diminuir seu lucro ao término do serviço.

A empresa que tem essa atitude citada acima, coloca a vida do profissional em risco, prejudicando ele e o cliente que contratou o serviço, o ideal é fugir dessas empres-as que menospreza a utilização de equipamentos correto para trabalho em altura, mesmo que seja mais barato.

A vida é mais importante do que qualquer serviço!

Qual função do profissional que realiza alpinismo industrial?

Veja abaixo algumas funções na carteira do profissional que realiza trabalho em altura, isso pode varia muito de acordo com a região.

Alpinista industrial, escalador, oficial de manutenção predial, limpador de fachada, cordista e jauzeiro e entre outros nomes usados no mercado de trabalho, porém o principal, correto e mais utilizado é Alpinista Industrial. (Salário Base + Periculosidade).

Quais equipamentos é usado no alpinismo industrial?

equipamentos de alpinismo industrial Como é feito a limpeza de fachada com alpinismo industrial?

1- Cinto paraquedista.

Cinturão de segurança tipo paraquedista / abdominal confeccionado em fita de poliéster. Possui duas argolas em “D” para conexão dorsal e Peitoral contra quedas, duas argolas em “D” para conexão lateral (trabalho de posicionamento) e uma argola em “D” para conexão umbilical (trabalho de resgate). Acolchoado na lombar e nas pernas. Ajuste no suspensório, na cintura e nas pernas. Possui duas alças nas laterais para porta ferramentas.

2- Mosquetão.

Conector em aço, formato oval com trava manual de rosca com carga de ruptura 22kn. Acabamento zincado prata. Produto certificado para uso industrial classe I e II e para alpinismo.

3- Trava-quedas.

Trava queda para corda de Ø 12 mm Em Aço Inox, com mosquetão oval em aço, abertura de 17 mm. Dispositivo de bloqueio Em Aço Inox com trava de segurança para posicionamento. Aplicações Retenção de queda.

4- Capacete com jugular

Capacete de segurança, tipo III, classe A; • Nervura central, com seis orifícios de 12 mm de diâmetro nas laterais do casco, sendo três de cada lado; • Dotado de suspensão composta de duas fitas de poliéster; • Tira absorvedora de suor confeccionada em neoprene com regulagem de tamanho feita através de ajuste simples com velcro, fixada ao casco através de quatro encaixes; • Jugular confeccionada com fitas de poliéster com três pontos de ancoragem na parte interna do casco; • Quatro suportes em nylon para fixação de lanterna; • Carneira acolchoada regulável. Proteção da cabeça contra impactos e penetração.

5- Descensor

Lory é um robusto dispositivo para uso industrial ou esportivo que utiliza corda. Sua funcionalidade abrange o dispositivo de segurança semiautomático capaz de travar a queda do usuário. O travamento da queda pode existir em dois pontos do equipamento, quando a alavanca é suspensa até o topo e quando a alavanca é levada até o final, esse mecanismo é denominado double-stop. Para que a corda possa deslizar, o usuário deve liberar a alavanca gradativamente da posição do topo ou do final do equipamento Para cordas de 10 a 12 mm. Com medidas de 125mm de altura, 71mm de largura 3 orifício inferior de 19mm. Peso 390gr.

6- Ascensor

Ascensor, blocante para progressão em corda, confeccionado em chapa de alumínio de alta resistência, com tratamento anodizado, dotado de sistema de engate rápido e empunhadura ergonômica, possui espaço para fixação de mosquetão para fixação do estribo, sistema de bloqueio anti-derrapante. Disponível mão direita

7- Talabarte (Quando necessário).

Talabarte de segurança, confeccionado em fita de poliéster primária de 45mm tubular com elástico. Possui 3 conectores dupla trava , sendo dois confeccionados em aço, com abertura de 55 ± 3mm classe A e um conector em aço forjado com abertura de 16 ± 3mm, classe T.

8- Corda semi-estática 11mm

Corda Polaris, fabricada integralmente obedecendo a Norma Européia EN-1891 com a construção conhecida como KERNMANTLE (alma e capa). Na sua composição são utilizadas fibras multifilamentadas certificadas e com altíssima tenacidade, fabricadas por grandes empresas têxteis multinacionais. A CORDA POLARIS foi exaustivamente testada em sua concepção e desenvolvimento e segue sendo constantemente re-examinada no estagio de produção para garantir os mais altos níveis de qualidade e atendendo todas especificações da norma EN-1891.

EPI Adicionais para limpeza de fachada.

EPI: Bota, Luva e mascara de proteção, conforme o produto químico que vai usar na limpeza da fachada.

Só lembrando que os equipamentos mencionado acima é o minimo que um alpinista industrial deve possuir, antes de descer em qualquer fachada de prédio independente da altura, passou de dois metros a lei exigi utilizar equipamentos apropriados para exercer tal função.

Quais produtos usar para fazer a limpeza da fachada?

material para limpeza de fachada com alpinismo industrial1- Balde

2- Borrifador

3- Bucha para limpeza leve

4- Lavador dupla face

5- Maquina de hidrojateamento

6- Sabão neutro

7- Sabão alcalino

8- Mangueira

9- Pano de algodão

Afinal, Como é feito a limpeza de fachada com alpinismo industrial?

Depois de ter observados todos equipamentos para trabalho em altura, e estiver apto e equipado, vamos ao principal motivo desse artigo ” Como é feito a limpeza de fachada com alpinismo industrial? “

Resumindo o processo da limpeza, primeiro é essencial aplicar água, depois o sabão neutro na área a ser limpo e esfregar manualmente em movimentos circulares, horizontal e vertical, e por último aplicação do hidrojateamento com regulagem padrão ou esguicho com água, caso seja uma superfície de vidro o correto é fazer a secagem com pano ou rodo apropriado.

Limpeza de fachada - imagem principal - Silva Vertical

Se a fachada estiver com respingo de massa, silicone e manchas. O correto é fazer raspagem da superfície com ajuda de espatula ou raspador de vidro adequado, tendo sempre o cuidado de não deixar aranhar ou danificar a superfície da fachada.

O que devo saber sobre o sabão alcalino para limpeza de fachada?

Para fazer a limpeza de fachada predial com alpinismo industrial, é essencial ter atenção na matéria prima que será usada para executar o serviço.

Porque o sabão alcalino tem alto poder de remoção de sujeira, porém não é recomendado usar em qualquer tipo de superfície da fachada, porque pode danificar, manchar e queimar qualquer estrutura que esteja na fachada seja ela interna como externa.

O sabão alcalino deve ser usado somente em superfície de fachada de prédio que possui um alto grau de sujeira, e que tenha no minimo 5 anos que já foi instalado ou mais, antes de tudo peça autorização do seu cliente e faça um teste em uma área pequena.

Jamais usar o sabão alcalino em material composto por alumínio, tais como acm, estrutura e outros, o recomendo é usar o detergente alcalino em superfície formada de pedras como pastilhas, granitos, mármores ou concreto exposto.

Quanto custa fazer uma limpeza de fachada?

Isso pode varia bastante de acordo com a região, tipo de prédio, altura, superfície, quantidade e diversos fatores que pode fazer o preço aumentar e diminuir.

Porém o preço médio varia de R$ 6,00 a R$ 15,00 por metro quadrado de fachada limpa, esse valor pode ser alterado de acordo com a empresa que está contratando, quanto maior o porte da empresa, maior os custo de mobilização e execução do serviço, o preço mencionados aqui é apenas um exemplo da minha região.

Quanto maior a metragem a ler limpo, menor o valor por metro quadrado da limpeza da fachada.

Minha opinião sobre limpeza de fachada com alpinismo industrial.

TiagoMeu nome é Tiago dos Santos Silva, administrador de uma empresa que atua no ramo de trabalho em altura em Brasília – DF, não quero aqui queimar ou difamar nenhuma empresa que atua nessa área.

Quero apenas trazer um pouco de conhecimento ao nossos clientes e pessoas interessadas nesse assunto, sobre como é feito a limpeza de fachada com alpinismo industrial?, somente assim é possível evitar erros e problemas futuros que possa ocorrer depois da contratação.

Afinal de contas, no ramo que trabalhamos não é admitido nenhum tipo de erro, porque os  erros  pode ser único e talvez o último do funcionário e patrão envolvido.

Caso você esteja se perguntando, então deveria contratar uma empresa com o preço mais alto, somente assim vou ter qualidade e segurança? minha resposta é: não faça isso.

Porque já observei grandes empresas que cobra preços absurdos que simplesmente menospreza seus funcionários, deixando eles a merce da sorte, com os equipamentos sem o minimo de condição de uso, isso quando  ainda entrega esses equipamentos inúteis para o funcionário.

Não deixe sua decisão ser influenciado pelo maior ou menor preço, e sim a empresa que esteja apta para exercer essa função com técnica, qualidade e segurança.

Acredito que a qualidade é uma obrigação, como de qualquer empresa prestadora de serviço.

A empresa correta é aquela que preza pela vida e segurança dos colaboradores, que vai realizar o trabalho em altura da forma correta.

Deve-se colocar a segurança acima dos benefícios financeiros de ambas as partes.

Fico muito grato, caso você comente o que achou dessa publicação, se tiver alguma dúvida sobre Como é feito a limpeza de fachada com alpinismo industrial? estarei a sua disposição para responder.

Sobre Silva Vertical

Empresa especializada em alpinismo industrial, realiza limpeza e pintura de fachada predial em altura, já está no mercado a quase 7 anos, utiliza técnicas de acesso por corda para realizar trabalhos verticais.

Deixe uma resposta